Inteligências Múltiplas: descubra quais são os 8 tipos de saber

Teoria causou grande impacto na área educacional e revolucionou os meios pedagógicos e a maneira de ensinar

0 169

Você sabia que existe um estudo que refuta a ideia de inteligência unilateral e apresenta a existência de inteligências múltiplas? É a chamada Teoria de Gardner.

Por muito tempo, questões de cálculo e raciocínio lógico eram usados para medir o quanto alguém era inteligente. Até hoje as universidades e concursos utilizam de princípios matemáticos para aplicar os testes de inteligência. Contudo, o pesquisador demonstra que as coisas podem ser muito diferentes.

Gardner e a Teoria das Inteligências Múltiplas

Elaborada pelo psicólogo cognitivo, Howard Gardner, a teoria das Inteligências Múltiplas revolucionou o modo como entendemos a inteligência. Segundo ele, não existe uma inteligência geral, mas sim, 8 tipos de capacidades intelectuais, cada uma representa uma forma de aprendizado.

Por outro lado, tais habilidades raramente funcionam de forma isolada. Segundo Gardner, todas as pessoas possuem todos os oito tipos de inteligência. Porém, em diferentes níveis de aptidão.

 

inteligencias multiplas gardner
Imagem: Reprodução / Instagram

 

Desse modo, o desenvolvimento depende da educação que recebemos. Para o psicólogo, cada pessoa nasce com um vasto potencial, que precisa ser estimulado.

No entanto, algumas inteligências se mostram mais fortes e intensas, todavia, todas são importantes para nosso desenvolvimento profissional, intelectual e emocional.

 

Quais são os 8 tipos de Inteligências Múltiplas?

tipos de inteligência
Imagem: Aureta (Reprodução / Instagram)

 

 

1. Inteligência Lógico-Matemática

A Inteligência Lógico-Matemática é a mais conhecida entre as inteligências múltiplas. Isso porque, como dito anteriormente, ela foi considerada por muitos anos o principal medidor dos níveis de inteligência.

Como o próprio nome sugere, trata-se  da a capacidade de resolver problemas numéricos, manipular abstrações e fazer deduções. Além disso, essa inteligência é voltada a conclusões que se baseiam na razão e nos fatos.

Desse modo, os profissionais que apresentam esse tipo de inteligência normalmente tendem a ser cientistas, economistas, engenheiros e matemáticos.

 

2. Inteligência Espacial-Visual

Chamamos de inteligência espaço-visual aquela que está ligada às percepções visuais e interpretação espacial. Por isso, pessoas com esse tipo de inteligência tem a habilidade de criar imagens e representar graficamente suas ideias.

Dessa maneira, tem maior facilidade em entender gráficos, mapas, esquemas e esboços. Assim, conseguem fazer um uso melhor da cor, da forma, da linha, do espaço e da imaginação.

Em suma, quem tem essa inteligência pessoas que utilizam da criatividade como ferramenta de trabalho são exemplos de profissionais com essa inteligência.

 

inteligencias de gardner
Imagem: Aureta (Reprodução / Instagram)

 

 

3. Inteligência Verbo-Linguística

Entre as inteligências múltiplas está a Verbo-Linguística. Ela diz respeito a capacidade de se comunicar e expressar por meio da linguagem. Seja ela verbal, escrita ou gestual. Dessa forma, a refere-se às habilidades comunicativas da pessoa. Por exemplo, a facilidade em compreender, analisar e desenvolver mensagens mais complexas.

Além disso, quem tem esse tipo de inteligência é capaz de empregar as palavras de forma rápida e eficaz. Tendo, portanto, mais facilidade para aprender idiomas.

Também possui domínio de questões gramaticais. Ele consegue, portanto, manipular as palavras e as dimensões práticas da linguagem, sem modificar a mensagem que quer expressar.

 

4. Inteligência Interpessoal

Por sua vez, a inteligência interpessoal diz respeito às capacidades de relacionar-se com os outros. Ela envolve o modo de interagir e captar situações muitas vezes despercebidas. Nesse tipo de inteligência, a aprendizagem é feita através do contato humano. Socialização, coletividade e comunicação também são fundamentais.

As pessoas com inteligência interpessoal gostam muito de resolver as coisas através do diálogo e consenso. Elas também são capazes de distinguir e reconhecer estados emocionais, sinais e intenções dos demais.

Normalmente, profissões como terapeuta, professor, psicólogo, psicólogo, sociólogo e político são mais relacionadas com esse tipo de inteligência.

 

5. Inteligência Intrapessoal

Na sequência, o tipo de inteligência  que se refere ao autoconhecimento. Assim, os indivíduos com o lado Intrapessoal acentuado tem a habilidade de reconhecer a si mesmo, entender suas reações, emoções e anseios.

Desse modo, ao identificar seus hábitos inconscientes, conseguem transformar e controlar suas atitudes, vícios e ações.

 

6. Inteligência Naturalista

Diferentemente das demais inteligências múltiplas, a Inteligência Naturalista foi adicionada depois a obra de Gardner, devido a sua importância para a sobrevivência e para o futuro. São indivíduos que conseguem compreender fenômenos naturais, questões geográficas e distinguir espécies de plantas e animais.

Sendo, portanto, bons exemplos profissionais os biólogos, geólogos, engenheiros ambientais, jardineiros e meteorologistas.

 

7. Inteligência Corporal-Sinestésica

Ela diz respeito as habilidades de usar o próprio corpo para expressar ideias, emoções e operar ferramentas.

Sendo assim, pessoas com essa inteligência tem domínio motor e conseguem controlar muito bem os movimentos corporais,  tais como equilíbrio, força, destreza, flexibilidade e velocidade.

Por essa razão, podemos observar que dançarinos, atores, atletas e operários, por usarem suas capacidades físicas em suas atividades laborais, são exemplos de profissões onde a Inteligência sinestética corporal se faz presente.

 

tipos de inteligência
Imagem: Reprodução / Instagram

 

8. Inteligência Musical

Por último, de acordo com a teoria de Gardner, todos nós possuímos a Inteligência Musical. Afinal, a música é uma arte universal presente em diversas culturas. No entanto, algumas pessoas tem maior facilidade de compreender e expressar-se através de ritmos musicais e padrões tonais.

Da mesma forma, os indivíduos com esse tipo de inteligência acentuada conseguem distinguir e transformar ritmos, timbres, tons e melodias dos sons musicais. Também apresentam facilidade para manusear instrumentos de percussão. São, portanto, excelentes músicos, DJ’s e tudo o que envolve esse universo.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes