Plantas purificadoras de ar para quartos mais lindos e saudáveis

Além de contribuírem para ambientes mais bonitos e coloridos, as plantas são capazes de absorver gases cancerígenos que estão presentes no nosso cotidiano.

1 468

Você sabia que, enquanto a plantas purificadoras de ar fazem fotossíntese, elas recolhem gases poluentes que prejudicam a saúde? E ainda, que na terra das mudas há propriedades que neutralizam esses compostos?

Isso não é historinha de ficção, pelo contrário, é ciência! Role para baixo para descobrir quais plantas purificadoras de ar são as mais indicadas para se ter em casa e vire a jardineira da família!

 

Quarto com plantas purificadoras de ar na decoração.
Imagem: Reprodução / Pinterest

Como as plantas purificadoras de ar filtram o ambiente?

As plantas são purificadoras de ar em sua essência. Ou seja, elas fazem isso para sobreviver. O processo que integra essa ação se chama fotossíntese. Essa atividade ocorre durante o dia e consiste em absorver gás carbônico e liberar oxigênio.

O que poucos sabem em relação ao assunto é que além do CO2, a NASA descobriu que as plantas absorvem outros materiais durante a fotossíntese. Um deles, por exemplo, é o formaldeído. Material que em grandes concentrações favorece o surgimento de leucemia, e também de câncer de nasofaringe.

 

Hack com plantas diversas.
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

As melhores plantas purificadoras de ar de acordo com a NASA

No final da década de 90, a Nasa estudou as plantas purificadoras de ar com o fim de melhorar a estadia dos astronautas nas estações espaciais. Devido à essa iniciativa, descobriu-se que, durante o processo de fotossíntese, as plantas não só absorvem CO2, como também filtram gases prejudiciais ao ser humano.

Entre os compostos absorvidos pelas plantas estão as substâncias cancerígenas benzeno e formaldeído. Os dois estão presentes em cosméticos, materiais de limpeza e na fumaça da cidade.

Além disso, a pesquisa do órgão americano também identificou que as plantas purificadoras de ar filtram a amônia e o tricloroetileno. A primeira costuma ser incluída em materiais de limpeza e o segundo aparece em adesivos e materiais de pintura.

 

Plantas purificadoras de ar como cuidar.
Imagem: Reprodução / Pinterest

Plantas purificadoras de ar para o quarto

O quarto é um local muito importante para a saúde do ser humano, já que é nesse lugar que repomos as energias, recarregamos a mente e descansamos o corpo. Logo, é fundamental que esse ambiente seja um espaço saudável, dedicado ao bem-estar.

Uma maneira de trazer saúde para o quarto é acrescentar plantas purificadoras de ar na decoração. O verde não é só agradável aos olhos, como também melhora a qualidade do sono.

Como as plantas purificam o ar de manhã e a tarde, mas liberam gás carbônico no período da noite, em ambientes fechados recomenda-se seguir a proporção de uma planta para cada 10m². Dessa maneira, garante-se a qualidade do ar em qualquer hora do dia.

Confira quais plantas purificadoras de ar pode acrescentar saúde e beleza ao seu quarto:

Espada de São Jorge

Em primeiro lugar, a indicação mais certeira de todas é a Espada de São Jorge. A espécie é fácil de cuidar, aguenta várias temperaturas e não só purifica o ar, como, segundo a sabedora popular, afasta o olho gordo.

A espécie pode ser utilizada de várias maneiras na decoração, seja em vasos grandes, como também em recipientes menores.

 

Opções de plantas purificadoras de ar.
Imagem: Reprodução / Pexels

Plantas purificadoras de ar: Samambaia

Essa planta é uma super purificadora de ar, já que possui muitas folhas verdinhas que trabalham o dia inteiro para melhorar a qualidade do ambiente.

Além do tino para o trabalho, elas são super instagramáveis. As samambaias funcionam muito bem penduradas, então elas são ótimas para quem não tem espaço no chão para colocar vasos de plantas. Uma dica é arranjá-las em cima de armários, ou prendê-las em cachepots de macramê. Fica um charme!

 

Plantas purificadoras de ar em cachepot.
Plantinhas no cachepot.

Lírio da Paz

Figurinha repetida em casa de vó, o Lírio da Paz é um clássico na decoração. Ele se adapta muito bem em ambientes fechados, além de ser fácil de cuidar.

A planta purificadora de ar fica bem tanto em vasos pequenos, agregando charme a uma mesa, quanto em recipientes maiores, roubando a atenção pela a sua exuberância.

 

Lírio da Paz.
Imagem: Reprodução / Pinterest

Plantas purificadoras de ar: Jiboia

A Jiboia é quase que um consenso entre os pins de decoração do Pinterest. Assim como a samambaia, ela é uma planta trepadeira. Por isso, é muito utilizada para ornamentar ambientes.

Uma dica de decoração é comprar um suporte de arame para auxiliar o crescimento da Jiboia. Assim, as folhas da planta conseguem ter um apoio para se desenvolverem. Normalmente, a espécie vai se prendendo ao local que você a posiciona, preenchendo o formato do objeto.

 

Quarto com plantas purificadoras de ar.
Imagem: Reprodução / Pinterest

Imbé

O Imbé é uma ótima opção para os jardineiros iniciantes, pois a espécie é uma planta purificadora de ar super resistente. Ele aguenta ambientes com ar condicionado e também com pouca luz.

Os amantes de decoração também se apaixonarão pelo Imbé. Os dois formatos mais conhecidos da folha são super instagramáveis. Um dos estilos lembra as famosas Costelas de Adão e o outro parece um coração alongado, remetendo à estética do Antúrio.

 

Escritório com plantas purificadoras de ar.
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Depois dessa, não tem mais desculpa para não colocar a mão na massa -ou melhor, na terra- e virar mãe de plantinha. Por fim, vale conferir as dicas da rainha das plantas, Carol Costa.

Neste vídeo ela ensina a fazer o diagnóstico do ambiente, além de explicar a diferença entre sol e calor. Ademais, ela dá dicas de espécies para locais sombrios. E também, menciona informações sobre adubagem, revezamento de plantas e como posicionar as suas mudinhas no sol.

 

 

Fonte: Mega Curioso, Wikipedia.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes