Meditação Guiada: 4 aplicativos para ajudar a controlar a ansiedade

Considerada o mal do século, a ansiedade aflige boa parte da população mundial e com isso, a meditação tem sido um refúgio para quem sofre desse mal.

1 393

A correria do dia-a-dia muitas vezes nos impossibilita de parar e respirar. Medos, inseguranças e preocupações fazem com que nossa mente trabalhe incessantemente. Se você é uma dessas pessoas que precisa desacelerar e não consegue, a meditação guiada pode te ajudar.

 

O que é meditação?

Em tradução literal, a meditação é “a arte de se voltar para dentro”, “olhar ao centro”. Ela é uma prática ancestral que desenvolve habilidades como concentração, tranquilidade e autoconhecimento.

Mas não apenas isso: ela permite tranquilizar a mente, equilibrando todo o nosso corpo no mesmo ritmo.

Sendo assim, a meditação traz uma infinidade de resultados positivos tanto para a saúde física quanto mental de quem pratica. Por isso, apostar nessa prática é uma ótima ideia!

 

aplicativos de meditacao guiada
Imagem: Reprodução / Pexels

 

 

Quais os benefícios da Meditação Guiada?

De acordo com neurocientistas, a partir de 8 semanas de prática diária da meditação, já se pode observar as mudanças nos padrões de ativação saudáveis do cérebro.

A técnica diminui a atividade da amígdala, parte do cérebro responsável por instintos primitivos como fuga e ataque, permitindo assim, administrar melhor situações que provocam medo, estresse e ansiedade.

Em contrapartida, o córtex pré-frontal, área do cérebro relacionada ao planejamento, atenção, foco e memória, tem sua atividade aumentada com a prática frequente de meditação.

 

meditacao guiada
Imagem: Reprodução / Tumblr

 

Os benefícios da meditação guiada para a saúde são comprovados por inúmeras pesquisas cientificas, entre eles a redução dos níveis de estresse, o aumento da produtividade e concentração, o desenvolvimento da auto-confiança e elevação da autoestima.

Além disso, a meditação guiada também potencializa o bem-estar físico e mental, ajuda na qualidade do sono, melhora a qualidade de vida, promove o autoconhecimento e realiza um detox na mente, impedindo a auto-sabotagem e fixação de pensamentos destrutivos.

Todavia, quando pensamos em meditação, automaticamente associamos a prática a um mestre budista ou alguém com grande disciplina emocional.  Mas você não precisa ser nenhum monge para meditar! Na verdade, a prática é super acessível.

 

Como começar a meditar?

Apesar de parecer simples, a meditação requer muita concentração prática, o que é bastante difícil para quem está iniciando. Um barulho aqui, um turbilhão de pensamentos ali e nada flui.

Você perdeu tempo e ainda não conseguiu relaxar, pelo contrário, ficou ainda mais ansioso e apreensivo. Mas calma, meditar não é um bicho de sete cabeças.

Mesmo com dificuldades, é possível introduzir essa técnica e fazer dela um hábito promissor. A maneira mais simples de começar é através da meditação guiada. Para facilitar ainda mais o processo, você pode optar por aplicativos de meditação disponíveis para smartphones.

Por isso, preparamos uma lista com 4 aplicativos fantásticos que vão te ajudar a praticar e que servirão como guia na sua jornada do autoconhecimento! Avante!

 

4 aplicativos gratuitos de meditação guiada

o que é meditacao
Imagem: Reprodução / Mindfulness Project

 

Sattva

Se você é iniciante, o Sattva pode ser um ótimo aplicativo para começar a praticar! Baseado nos princípios védicos, o aplicativo contém meditações tradicionais, cânticos sagrados, mantras e insights. Além disso, ele monitora a frequência cardíaca e oferece um temporizador de meditação.

Outra coisa bem legal desse app, é que ele registra o humor do usuário. Assim, você pode conferir como se sente antes e o depois da técnica.

Ainda, é possível definir metas e acompanhar seu desempenho semanalmente e mensalmente através de estatísticas detalhadas. O Sattva pode ser baixado por qualquer aplicativo, tanto Android quanto IOS.

 

 

Medite.se

Idealizado por brasileiros, o Medite.se é um aplicativo que tem um vasto acervo de meditações guiadas. Tadashi Kadomoto criou o app com o intuito de desmistificar a meditação e torná-la acessível.

Desse modo, você encontra módulos que vão do básico ao avançado e todas as meditações contém explicações sobre seus propósitos. Outra vantagem muito bacana é que você consegue baixar as sessões e ouvi-las offline. Massa né?

 

 

Meditação Guiada com o Aura

Diferente dos outros aplicativos, o Aura traz uma proposta de meditação personalizada, pois tem a sua própria Inteligência Artificial (IA).

Por meio de um questionário, o Aura consegue montar sessões de acordo necessidade de seus usuários. Dessa forma, o aplicativo cria sessões com uma abordagem e tempo de meditação para cada situação específica.

Se você está com pressa ou ainda tem dificuldades em se concentrar, o aplicativo vai criar uma sessão com um tempo conforme seu nível de técnica. Ainda é possível ter um serviço de coaching motivacional e receber troféus para estimular seu progresso.

Assim, ele está disponível gratuitamente para sistema Android e IOS e para adquiri-lo basta ir na lojinha de aplicativos.

 

Insight Timer

Por fim, chegamos em um dos aplicativo mais queridinhos no universo da meditação! E não é para menos! O Insight Timer disponibiliza mais de 9 mil meditações guiadas em áudio. Desse modo, você pode escolher a que melhor se encaixa com seus interesses e objetivos.

Com isso, você consegue praticar a técnica para momentos específicos do seu dia, como a noite para dormir melhor ou pela manhã para começar de maneira tranquila e focada. Assim, desenvolve a autoconfiança, libera o estresse, mantem o foco e combate a ansiedade.

Mas não é só isso. O Insight permite que você interaja com outros usuários. Assim, você pode conversar, incentivar e ajudar uns aos outros. Não é demais?

Agora é só você escolher qual aplicativo mais gosta e começar a meditar. Aproveite o período de quarentena e dedique um tempo para sua saúde mental, ela é muito importante!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes