Escalda pés na prática! Aprenda a fazer a técnica milenar em casa

Você não precisa só cuidar de si no salão ou no spa. Transforme a sua casa num centro express de relaxamento e aprenda como aliviar as tensões do dia com o escalda pés.

0 2.815

Os pés, segundo a medicina alternativa, concentram pontos de energia que representam diversas áreas do corpo, como o cérebro, os pulmões e o coração. Além disso, eles são o canal de descarrego da estrutura física para a terra. Portanto, manter essa região balanceada é uma maneira de vivenciar a paz e o equilíbrio, e uma maneira de receber essas sensações é por meio do escalda pés.

 

O que é o escalda pés?

O escalda pés é uma técnica milenar de purificação e conexão. Logo, ele pode ser utilizado para aliviar a dor e até os sentimentos de desânimo, abatimento e esgotamento.

Em geral, o escalda pés pode ser feito com sal grosso. Porém, vale adicionar óleos essenciais ou ervas naturais para potencializar o efeito do spa. Em seguida, o tratamento pode ser aliado a uma massagem com hidratante na sola da região. E também, nunca se esqueça de secar bem os pés depois para não dar frieiras.

 

benefícios do escalda-pés
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Benefícios do escalda pés

Os benefícios do escalda pés, dessa maneira, são eliminar as toxinas através da pele, reduzir o inchaço e o acúmulo de líquidos, e propocionar a sensação de relaxamento. Além disso, ele também melhora o fluxo sanguíneo.

Então, role para baixo para conhecer algumas receitas naturais para revigorar as energias, e restabelecer o equilíbrio do corpo, por meio dos cuidados dos pés.

 

Contra-indicações

Apesar da terapia relaxante ser natural, ela não substitui a consulta médica. Portanto, não deixe de visitar um profissional da saúde caso os sintomas de esgotamento persistam.

Além disso, entre as contraindicações estão mulheres grávidas, hipertensos e pessoas com câncer na fase de metástase, pois o spa dos pés aumenta o fluxo sanguíneo e isso pode afetar negativamente os pacientes passando por esses quadros.

 

sal rosa para escalda pés
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Receita de escalda pés de chá de camomila

Conheça esse ritual poderoso com camomila! A erva propicia o relaxamento, enquanto o óleo auxilia na hidratação das áreas ressecadas.

Ingredientes:

  • Água quente;
  • 10 saquinhos de chá de camomila;
  • Óleo corporal.

 

Passo a passo: em primeiro lugar, ferva a quantidade de água necessária para preencher uma bacia. Em seguida, prepare o chá de camomila numa panela e reserve. Depois disso, despeje os dois ingredientes numa bacia.

Então, acrescente três gotinhas do óleo corporal. Por fim, mergulhe os pés e deixe-os em repouso por 15 minutos. Em seguida, seque-os bem e massageie-os por 15 minutos.

Escalda pés de lavanda

Ingredientes:

  • Água quente;
  • 2 a 3 rodelas de laranja;
  • Bolinhas de gude (opcional);
  • 5 gotas de essência de lavanda.

Passo a passo: Inicie juntando todos os itens numa bacia e depois, coloque os pés. Deixe-os ali entre 10 a 15 minutos. Enquanto você faz o seu spa, role a sola dos pés pelas bolas de gude para massagear o local.

 

escalda pés relaxante
Imagem: Reprodução / Instagram

 

Receita de refresca pés

O spa para pés funciona também como refresco e relaxamento depois de um dia estressante. Para isso, o hortelã entra em cena, promovendo essa sensação de frescor.

Ingredientes:

  • Água em temperatura ambiente;
  • 5 gotas de óleo essencial de hortelã ou folhas de hortelã maceradas com sal marinho.

Passo a passo: em primeiro lugar, misture os dois ingredientes. Após, mergulhe os pés na bacia e aproveite o spa pelo tempo de 10 a 15 minutos. Enfim, seque bem os pés e os massageie com creme hidratante.

Escalda pés contra as dores

Outro uso muito comum do escalda pés é para as dores. Confira uma receita para aliviar esse incômodo.

Ingredientes:

3 litros de água quente;

1/2 xícara de sal grosso;

3 gotas de óleo essencial de gerânio;

1 gota de óleo essencial de cipreste.

Passo a passo: primeiramente, misture todos os ingredientes numa bacia e em seguida, deixe o pé mergulhado entre 10 e 20 minutos.

Receita de escalda pés do Hotel Fasano Rio

Por último, que tal um escalda pés digno de spa? Confira a receita da massoterapeuta Fabricia Nogueira, do Hotel Fasano Rio.

Ingredientes:

Água quente;

  • 2 colheres (sopa) de sal grosso ou sal rosa;
  • 6 gotas de óleo essencial de lavanda;
  • 1 xícara de flor de camomila;
  • 6 gotas de óleo essencial de capim-limão;
  • 1 xícara de folhas de maracujá;
  • 1 xícara de capim-cidreira.

Passo a passo:  inicialmente,  separe um recipiente e coloque o sal e os óleos. Logo após, ferva a água e a despeje numa bacia. Em seguida, acrescente as ervas na bacia e reserve por cinco minutos. Por fim, adicione a mistura de sal e óleos, e mergulhe os pés. Deixe-os imersos entre 10 a 20 minutos.

 

Fontes: Yahoo, M de Mulher, Natura, Solar Quântico e Namu. 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes