Desinfetante caseiro natural: receitas para deixar a casa limpa e livre de químicos

Aprenda a fazer receitas livres de substâncias químicas e deixe sua casa mais agradável para alérgicos, crianças e pets.

0 272

Se estamos nos conscientizando sobre o uso de produtos naturais na beleza, nos pets, e principalmente na hora de consumir alimentos menos processados, vale fazer a mesma reflexão nas mercadorias que compramos para limpar a nossa casa. Será que não seria interessante investir num desinfetante caseiro natural?

Se você tem crianças ou pets em casa, é alérgica ou separa uma lixeirinha de compostos orgânicos, a resposta é sim! O desinfetante caseiro natural é uma mão na roda nos três casos.

Em relação às crianças, aos alérgicos e aos bichinhos, o produto é interessante porque não é toxico. Ou seja, ele tem menos chance de promover irritações na pele ou no nariz.

Já em conta do lixo orgânico, os restos descartados são a matéria prima do desinfetante natural. Logo, produzir o material de limpeza em casa melhora o ar do ambiente e viabiliza a reciclagem do lixo.

Sem contar a economia que você faz no final do mês, uma vez que os produtos de higiene impactam bastante na conta do supermercado.

 

Produtos de limpeza natural para cachorro
Imagem: Reprodução / Unsplash

Desinfetante caseiro natural é melhor para a saúde

Segundo um estudo da Universidade de Bergen, na Noruega, utilizar produtos de limpeza industrializados semanalmente reduz a capacidade pulmonar.

De acordo com a médica líder da pesquisa, Oistein Svanes, o uso contínuo da substância impactou na saúde das pessoas de maneira que seus pulmões se assimilavam aos de fumantes, com o hábito de consumir 20 maços de cigarro por dia.

A redução da capacidade pulmonar está atrelada ao desenvolvimento de Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOC), como a asma e a bronquite. A DPOCs são muito comuns em fumantes.

A pesquisa apontou também que os produtos em spray foram os que mais degradaram a saúde do grupo em análise.

 

Receitas de desinfetante caseiro natural

Apesar de apenas um estudo não ser suficiente para a conclusão de um assunto, definitivamente ele aponta um risco quanto ao uso dos produtos de limpeza industrializados. Logo, vale tentar inserir na rotina um desinfetante caseiro natural. Confira algumas receitas.

 

Desinfetante de laranja, vinagre e álcool de cereais

Em primeiro lugar, uma mistura cítrica incrível. Além disso, essa receita é de ninguém mais, ninguém menos que Bela Gil, a filha do Gilberto Gil. Ela também se dedica ao veganismo, ao uso consciente dos recursos naturais e também, a ensinar pessoas a levarem um estilo de vida mais sustentável. Vale a pena conferir!

 

Receita de produto natural de limpeza para a cozinha
Imagem: Reprodução / Pinterest

Ingredientes:

 

  • Casca de 4 laranjas
  • 200ml de álcool de cereais
  • 1 garrafa de spray de vidro de 500ml
  • 1 (colher) de sopa de vinagre

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, coloque as cascas de laranja num vidro e cubra-as com o álcool e o vinagre. Tampe e, depois, agite.
  2. Em seguida, deixe o líquido em repouso por quatro semanas, longe do sol. Durante esse período de descanso, agite o frasco de vez em quando para ajudar na incorporação dos ingredientes.
  3. Por fim, coe o líquido e coloque num frasco com spray. Se desejar, dilua o produto com 200ml de água. Você pode utilizar o desinfetante caseiro natural diretamente nas superfícies ou aplicado num pano.

 

 

Desinfetante de limão e vinagre

Em segundo lugar, uma receita de desinfetante natural caseiro de limão e vinagre que é indicada para limpar móveis com mofo e também, locais com xixi de gato ou cachorro.

 

Desinfetante natural caseiro de limão
Imagem: Reprodução / Unsplash

Ingredientes:

  • Limão (tahiti ou siciliano)
  • Vinagre

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, separe um recipiente de vidro e encha-o com cascas de limão.
  2. Em seguida, complete com vinagre e deixe descansar por duas semanas.
  3. Pronto! Seu desinfetante natural já pode ser utilizado.

Em suma, a escolha entre siciliano ou tahiti vai de acordo com a sua prefência. Logo, uma sugestão é pensar no aroma que mais agrada.

Além disso, outra dica é começar a receita com poucas cascas de limão e ir completando o vidro conforme o consumo da fruta. Não é necessário esperar o lixo acumular para começar a receita.

 

Desinfetante natural de Eucalipto

Gosta de cheirinho de sauna? Essa receita é para você! Na sequência, confira como fazer desinfetante natural caseiro de eucalipto.

 

Receitas de desinfetante natural caseiro
Imagem: Megan Danielle (Reprodução / Instagram)

Ingredientes:

  • 2l (8 xícaras) de água
  • 1l (4 xícaras) de álcool de limpeza, de preferência 70º ou mais
  • 125ml (1⁄2 xícara) de sabão de coco ralado
  • Cerca de 20 folhas de eucalipto

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, coloque as folhas de eucalipto num pote de vidro, com capacidade de 1 litro.
  2. Em seguida, complete com álcool e tampe.
  3. Depois disso, deixe descansar por dois dias. Nesse tempo, as folhas perderão a cor e o álcool ficará verde escuro.

 

Desengordurante e desinfetante natural

Para finalizar, uma receita capaz de desinfetar e tirar gordura. Isso é possível graças à enzima cítrica, que é o produto da fermentação de resíduos orgânicos.

Além das vantagens pro lar, ela também ajuda as despoluir os rios, uma vez que possui micro-organismos decompositores.

 

Desinfetante natural caseiro que tira gordura
Imagem: Reprodução / Unsplash

Ingredientes:

  • 10 (xícaras) de água
  • 3 (xícaras) de cascas de limão e laranja picados
  • 1 (xícara) de açúcar

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, coloque todos os ingredientes num pote de vidro e tampe. É importante que o recipiente não fique cheio até a boca, pois a fórmula libera gases.
  2. Em seguida, abra o pote, de tempos em tempos, para permitir a passagem de ar.
  3. Enfim, a receita fica pronta em uma semana em locais de clima quente. Já em regiões que fazem frio, pode demorar até 30 dias.
  4. Por último, atenção ao cheiro!  Isso porque, se a mistura formar bolor ou não estiver com um aroma cítrico e agradável, não a utilize.

 

Fonte: Manual MSD, Super Interessante, GShow, Uma Vida Sem Lixo. 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes