Chás para ansiedade: 5 ervas medicinais para acalmar na hora da crise

Camomila, passiflora, melissa e lavanda são algumas das plantas com propriedades calmantes que podem ajudar você a dormir melhor e evitar os sintomas da ansiedade causada pelo estresse.

2 387

Estresse, nervosismo e insônia são alguns dos incômodos que a ansiedade traz a tona, mas que podem ser aliviados com os chás para ansiedade.

Infelizmente, essa psicopatologia já faz parte da sociedade moderna e dosagens cavalares de medicamentos vem sendo usadas para controlá-la.

No entanto, existem muitos tratamentos alternativos que podem auxiliar nos momentos de crise. Mas atenção: ainda que as opções naturais sejam excelentes, o melhor é contar sempre com apoio médico e psicológico.

 

O que é Ansiedade?

De forma geral, a ansiedade é o sentimento que temos que antecedem situações, como o medo de falar em público, a preocupação com o futuro, as expectativas sobre uma entrevista de emprego ou uma prova.

No entanto, existem diferentes graus de ansiedade. Os casos mais intensos e recorrentes configuram-se como um transtorno psicológico, que se não for tratado com ajuda profissional, pode comprometer a saúde mental de quem sofre com esse mal.

 

chás calmantes naturais
Imagem: Kusmi Tea (Reprodução / Instagram)

 

Assim, entre os sintomas mais recorrentes estão tensões, preocupações, inseguranças, medo e inquietações.  Normalmente os sintomas emocionais vem acompanhados por alterações físicas como o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, tremores e tonturas.

Para amenizar esses sintomas que aparecem em períodos de crise, uma opção rápida e natural de se fazer é infusão de ervas medicinais com princípios calmantes.

 

Benefícios dos Chás para Ansiedade

melhores chás calmantes
Imagem: Anna Carolina Perdonssini e Janine Araújo

 

A ingestão de chás naturais faz parte de uma cultura milenar da medicina alternativa. Durante séculos a infusão de ervas é utilizada para tratar e combater diversas doenças, sejam elas físicas ou emocionais. Assim, muitas chás possuem propriedades calmantes que podem ajudar quem está com a mente muito agitada e com insônia.

De fato, os chás são uma opção bastante saborosa e podem ser uma ótima pedida para dias frios,! Mas eles também tem inúmeros benefícios.

Assim, os chás para ansiedade são fáceis de fazer, acalmam a mente e relaxam o corpo, ajudam a ter uma melhor noite de sono, são baratinho, tem poucas contraindicações e é naturais. Por isso, sua ingestão em momentos de crise pode ser uma boa alternativa para voltar o foco.

Desse modo, preparamos uma lista com 5 melhores chás para ansiedade que vão te auxiliar a amenizar a ansiedade durante uma crise. Confira!

5 Opções de Chás para Ansiedade

 

Chá de Camomila

Em primeiro lugar, vamos começar com o mais famoso dos chás para ansiedade: o chá de camomila. No entanto, sua fama não é por acaso! A camomila é um potente chá para noites de insônia. Além disso, alivia o stress, desacelera a mente e relaxa o corpo. Também é ótimo para cólicas menstruais, para crianças com hiperatividade, melhor digestão, enjoo e cicatrização de feridas.

Como fazer: ferva 250 ml de água e misture duas colheres da flor seca. Sirva em uma xícara e deixe tampada por aproximadamente 15 minutos. Depois coe e beba!

 

Chá calmante de camomila para Ansiedade
Imagem: Reprodução / Unsplash

 

Chá de Maçã

De fato, a ansiedade pode se manifestar de diversas maneiras no corpo. Por exemplo, algumas pessoas ansiosas vêem na comida um conforto para lidar com os problemas pessoais, preocupações e medos, gerando assim uma compulsão alimentar. Por isso, o chá de maçã é ótimo para esses casos, pois ele promove a sensação de saciedade e reduz os efeitos da ansiedade.

Como fazer: corte uma maça em cubos, retire as sementes e ferva junto com uma xícara de água. Após a fervura, desligue o fogo e deixe tampado por 10 minutos. Espere amornar e beba! Você também pode adicionar canela para fazer aquele chá clássico!

 

chás para ansiedade
Imagem: Catherine Fine Teas (Reprodução / Instagram)

 

 

Chás para ansiedade: Lavanda

Em segundo lugar da lista dos chás para ansiedade, vem o chá dessa flor lindíssima: a lavanda. Também conhecida como alfazema, essa planta é rica em cumarina e óleos essenciais que possuem propriedades calmantes e relaxantes. Por isso, ela é uma ótima aliada contra a tensão nervosa e insônia.

Além disso, a lavanda também é utilizada na aromaterapia para tratamento da ansiedade. No entanto, o chá da planta tem um resultado maior e mais forte, devido a ação direta da ingestão no corpo.

Como fazer: em uma panela, ferva 4 xícaras de água. Quando fervida, coloque duas colheres de sopa da planta já seca e picada. Tampe a mistura para abafar e aguarde 10 minutos. Se quiser, pode adoçar com mel ou açúcar.

Uma dica é adicionar casca de laranja e um pau de canela, além da cor exuberante, o sabor é delicioso!

chá de lavanda para ansiedade
Imagem: Reprodução / Unsplash

Chá de Melissa

Outra planta conhecida para os ansiosos é a melissa. Quem nunca tomou umas gotinhas de “água de melissa” em momentos de tensão? Pois é. Mas essa planta pode trazer ótimos estímulos para sua saúde mental. Seus efeitos ajudam a diminuir a tensão muscular, deixando o corpo mais leve.

Ainda, a melissa também trabalha na dissipação do estresse, melhora a qualidade do sono e tem ação desintoxicante no organismo.

Como fazer: ferva uma xícara de água e adicione a erva, deixe descansar com a xícara abafada por 5 minutos e pronto! É só beber!

Chá de Passiflora

Para finalizar nossa lista de chás para ansiedade, temos o chá de passiflora. Talvez esse nome soe estranho, mas com certeza você conhece essa planta. A passiflora nada mais é do que a flor do maracujá. Sim, essa fruta com poderosos fins relaxantes.

Além de ser super fácil de encontrar, a planta possui propriedades sedativas, capazes de diminuir a agitação do corpo e as preocupações, traz conforto para a mente, melhora a capacidade de concentração e ainda, auxilia como regulador do sono e com a TPM.

Como fazer: ferva 250 ml de água e adicione duas colheres da flor, deixe abafado por 15 minutos e sirva morno. Para potencializar esse chá, você pode fazer ele em conjunto com a camomila, fica uma excelente combinação!

Chás para ansiedade não substituem a ajuda de um profissional

Chá de passiflora
Imagem: Reprodução / Unsplash

 

Apesar de suas vantagens, é recomendável que os chás sejam utilizados sob a orientação médica, especialmente por causa de sua dosagem: algumas destas ervas, quando consumidas em excesso, podem ser tóxicas.

Além disso, também é necessário ressaltar que os chás a ansiedade não substituem o acompanhamento psicológico ou a terapia. Se você tem ansiedade, e ainda não procurou ajuda de um profissional especializado, está na hora de buscar essa ajuda.

A ansiedade pode se tornar uma psicopatologia grave dependendo da intensidade dos sintomas e atrapalhar diversos fatores de sua vida. Não permita isso!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes