Chá de Gengibre aumenta a imunidade e ajuda a perder peso

Popularmente conhecido por seus feitos emagrecedores, o chá de gengibre pode ser utilizado para auxiliar em tratamentos e manutenção da saúde

1 274

Conhecido também como mangarataia, o gengibre é uma raiz tuberculosa de origem asiática que tem sido muito utilizada na gastronomia e na medicina.

Assim, a partir da infusão dessa raiz, é possível fazer o chá de gengibre, conhecido popularmente por seus inúmeros benefícios.

 

Para o que serve o gengibre?

Há milhares de anos, os chineses já conheciam as propriedades terapêuticas do gengibre. Dessa forma, eles usavam seu chá para tratar náuseas, dores de estômago e diarreia.

Todavia, hoje que sabemos que raiz asiática pode ser utilizada no tratamento de diversas comorbidades!

 

pr que serve o chá de gengibre
Imagem: Reprodução / Kate & Tea

 

Rico em cobre, magnésio, potássioselênio, vitaminas A, B, C e D e zinco, o gengibre possui ação bactericida, fungicida, antioxidante, antisséptica e anti-inflamatória.

Além disso, é um alimento termogênico, ou seja, ele acelera o metabolismo e a temperatura corporal, tornando-se um ótimo aliado para quem deseja emagrecer.

 

Benefícios do chá de gengibre

De fato, quando se trata de benefícios que a infusão de gengibre traz a saúde, a lista é enorme! Aliás, diversos estudos e artigos científicos relatam as funcionalidades da raiz para a saúde.

 

Aumenta a imunidade e ajuda a combater gripes e resfriados

Ao pegar um resfriado, você já deve ter ouvido sua mãe ou sua vó lhe dizer para tomar chá de gengibre, não é mesmo? E elas não estão erradas! A infusão é ótima para esses casos.

Além de agir como um anti-histamínico, anti-inflamatória e descongestionante, diminui dores musculares e de garganta. Outro ponto positivo é que o gengibre ajuda a aumentar a imunidade, principalmente quando combinado com mel, cúrcuma e pimenta preta.

 

O chá de gengibre diminui enjoos e náuseas

Se você sofre frequentemente com aquele incômodo que as náuseas trazem, o chá de gengibre pode te ajudar! Estudos mostram que a infusão da raiz diminui o enjoo após as refeições.

Ainda, estudos comprovam que o chá de gengibre aliado a medicamentos que inibem o vômito, reduzem a náusea decorrente da quimioterapia em 40%. No entanto, para essas situações é recomendado consultar um médico.

 

Gengibre é termogênico e diurético

Na sequência, uma ótima notícia para quem está de dieta: o chá de gengibre ajuda a emagrecer. Isso porque ele possui efeito termogênico, isto é: esquenta o corpo.

Deste modo, a bebida ajuda a queimar algumas calorias extra, além de reduzir a retenção de liquidos. Sendo assim, o gengibre é um ótimo aliado da dieta.

 

Previne a enxaqueca

Além de combater gripes e diminuir enjoos, o chá de gengibre também serve na prevenção de dores de cabeça, como a cefaleia, a famosa e inconveniente enxaqueca.

Pesquisas mostram que a raiz facilita o bombeamento do sangue para o cérebro. Por ter uma composição rica em potássio e magnésio, o gengibre estimula a circulação sanguínea, reduzindo, assim, os sintomas de enxaqueca a longo prazo.

 

chá para aumentar a imunidade
Imagem: Kusmi Tea (Reprodução / Instagram)

 

 

O chá de gengibre previne úlceras e gastrites

Uma das principais causas da gastrite e úlceras estomacais, é a bactéria H. pylori, que entra no organismo através de alimentos ingeridos e se fixa nos estômago.

O que muita gente não sabe é que o chá de gengibre ajuda a combater essa bactéria, pois a infusão diminui sua aderência ao estômago, dificultando que ela se fixe e que provoque tais doenças.

Mas atenção:  ele só pode ser consumido para prevenção. Se a doença já estiver ativa, pode piorar os sintomas.

 

Reduz complicações devido a diabetes

Para diabéticos, o chá de gengibre também pode auxiliar no tratamento. Segundo estudos científicos, o gengibre reduz os níveis de proteinúria, perda excessiva de proteínas por meio da urina, causada comumente pela diabetes.

Além disso, a raiz aumenta a circulação sanguínea, afina o sangue, baixa a pressão arterial e os níveis de colesterol. Ainda protege os nervos em diabéticos e baixar os níveis de gordura no sangue.

 

receita de chá de gengibre
Imagem: Reprodução

 

 

Como fazer chá de gengibre?

 

Em primeiro lugar, você pode encontrar o gengibre em mercados e feiras, tanto em natura, como em conserva, em cápsulas, cristal ou pó. Mas para fazer o chá, é melhor utilizar a raiz pura.

Desse modo, compre a raiz fresca. Escolha a que tiver com casca mais lisa, sem furinhos, com a parte interna amarelada.  Cuide para não pegar uma muito fibrosa, murcha ou mofada.

Depois, lave bem a raiz. Corte em pedaços ou rale o gengibre. Enquanto isso, ferva 1 litro de água. Assim que ferver, adicione o gengibre e tampe. Espere por 10 minutos, coe e sirva.

Você pode adicionar outras especiarias para potencializar o sabor do chá, como limão, mel, hibisco e canela. Este último aumenta ainda mais a ação termogênica do chá. Além disso, a combinação de gengibre e maçã resultam em um aromatizante natural!

 

O Chá de Gengibre tem Contra-Indicações?

Como tudo na vida, evite exageros e consuma o chá moderadamente, pois o consumo excessivo pode provocar vômitos diarreia e irritações no estômago. Por isso, o recomendado é não consumir mais do que três gramas de gengibre por dia, que podem ser divididas em três ou quatro xícaras de chá ao longo do dia.

No entanto, pessoas que possuem problemas estomacais ativos, como dito anteriormente, não devem tomar o chá, pois pode agravar a situação. Além disso, quem tem alguma cardiopatia, hipertensão, hipotireoidismo ou diabetes devem consultar o médico antes de fazer o uso. 

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes