Chá de alecrim é diurético, digestivo e um antidepressivo natural

Aprenda a fazer a bebida pura e também com maçã, cravo e limão! Ademais, confira como a erva contribui para a sua saúde.

2 272

Que o alecrim é um ótimo ingrediente para carnes e aperitivos, como por exemplo, uma batata rústica com alho, feita no forno, não é novidade. Porém, ele também pode ser o protagonista das bebidas, já que o chá de alecrim é muito saudável, e pode ser preparado com diversas frutas.

Suas propriedades digestivas e estimulantes fazem dele uma ótima opção para renovar as energias.

Que tal tomar uma xícara de chá de alecrim 30 minutos após o almoço? Dessa maneira você restaura o ânimo para o segundo tempo do trabalho e ajuda o organismo a digerir o prato de comida.

Confira quatro receitas de chá de alecrim para integrar a bebida na sua dieta.

 

Chá de alecrim é bom para que?

beneficios do alecrim para a saude
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

De acordo com a nutricionista Sheila Pacheco, o chá de alecrim atua facilitando a digestão e aliviando as azias. Além disso, ele combate o cansaço mental e físico, graças às suas propriedades estimulantes. Em geral, o alecrim é:

  • Anti-séptico
  • Diurético
  • Vasodilatador
  • Antidepressivo natural

Dessa maneira, o chá de alecrim ajuda também a eliminar a retenção de líquidos. Em relação ao uso externo, algumas pessoas passam o chá no cabelo para melhorar a saúde dos fios. Devido as suas propriedades antibacterianas, a infusão (quando aplicada de forma tópica) contribui também para reduzir a caspa.

No geral, recomenda-se a ingestão de no máximo quatro xícaras de chá por dia. Porém, vale consultar um profissional da saúde para saber quais são as suas necessidades nutricionais.

O chá de alecrim, por exemplo, se consumido em grandes quantidades, pode gerar distúrbios intestinais e contrações uterinas. Por fim, além do alecrim em erva, ele pode ser consumido no formato de óleo essencial, na aromaterapia.

Contudo, lembre-se que os chás são terapias complementares. Portanto, o ideal é consultar sempre um médico ou terapeuta de confiança.

Como fazer chá de alecrim?

benefícios do chá de alecrim
Imagem: Reprodução / Foodness Gracious

 

A maneira mais indicada de fazer o chá de alecrim é por meio da infusão. Ou seja, o método consiste em ferver a água e logo em seguida adicionar a erva, deixando-a ferver por alguns minutos. Confira a quantidade ideal para preparar o seu chá em casa!

Ingredientes:

  • 3 a 4g de folhas secas de alecrim;
  • 250 ml de água em ponto de fervura.

Passo a passo: Primeiramente, coloque a água para ferver numa leiteira. Na sequência, adicione o alecrim e tampe. Deixe a mistura no fogo entre cinco a 10 minutos. Por fim, coe o preparo e logo depois, o chá estará pronto para consumo.

Receita de chá de alecrim com maçã

A maçã é uma fruta muito consumida, e não é à toa. Além de ser fácil de encontrar, entre seus benefícios está diminuir o colesterol ruim e melhorar na digestão. Logo, vale experimentar essa combinação saudável e gostosa de chá de alecrim com maçã.

Ingredientes:

  • 1/2 colher (sopa) de alecrim seco ou um raminho pequeno de alecrim fresco;
  • 1 maçã;
  • 300ml de água.

Passo a passo: em primeiro lugar, lave a maçã. Depois disso, retire as sementes e corte a fruta em cubos. Na sequência, lave o ramo de alecrim, ou pule esse passo se você estiver usando o alecrim seco. Em seguida, coloque a maça e a água no fogo e deixe ferver. Após, adicione o alecrim, abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe em infusão por cinco minutos. Então, basta coar e seu chá estará pronto para consumo.

 

como fazer chá com alecrim
Imagem: Reprodução / Leite’s Culinaria

 

Chá de alecrim com limão

 

O limão potencializa o efeito do alecrim, devido a sua ação adstringente. Já em relação ao paladar, o azedinho da fruta deixa o preparo mais alegre e interessante.

Caso você não consiga tomar chá sem açúcar, que tal adoçar a mistura com mel? O produto possui ação antimicrobiana, antioxidante e prebiótica. Ou seja, ele estimula a atividade de micro-organismos bons para o intestino.

Ingredientes:

  • 200 ml de água
  • 1 colher (chá) de erva seca de alecrim
  • 1/4 de limão

Passo a passo: Em primeiro lugar, esquente a água. Antes de ferver, coloque a erva e deixe por cinco minutos. Logo após, coe o preparo. Por fim, esprema o limão e beba.

Infusão de alecrim com cravo

Esse chá é uma combinação poderosa! A infusão colabora com o aumento do fluxo sanguíneo, além de estimular o cérebro e a memória.

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de folhas de alecrim frescas ou 1/2 colher (sopa) de folhas de alecrim secas
  •  3 cravos da índia
  • 200 ml de água

Passo a passo: primeiramente, ferva a água com o alecrim e o cravo. Assim que ferver, desligue o fogo e deixe em infusão por cinco minutos.

Fontes: Tua Saúde, Ecycle, Dicas Verde, Fazendo em Casa. 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes