Chá de alecrim é diurético, digestivo e um antidepressivo natural
Aprenda a fazer a bebida pura e também com maçã, cravo e limão! Ademais, confira como a erva contribui para a sua saúde.

Que o alecrim é um ótimo ingrediente para carnes e aperitivos, como por exemplo, uma batata rústica com alho, feita no forno, não é novidade. Porém, ele também pode ser o protagonista das bebidas, já que o chá de alecrim é muito saudável, e pode ser preparado com diversas frutas.
Suas propriedades digestivas e estimulantes fazem dele uma ótima opção para renovar as energias.
Que tal tomar uma xícara de chá de alecrim 30 minutos após o almoço? Dessa maneira você restaura o ânimo para o segundo tempo do trabalho e ajuda o organismo a digerir o prato de comida.
Confira quatro receitas de chá de alecrim para integrar a bebida na sua dieta.
Chá de alecrim é bom para que?

De acordo com a nutricionista Sheila Pacheco, o chá de alecrim atua facilitando a digestão e aliviando as azias. Além disso, ele combate o cansaço mental e físico, graças às suas propriedades estimulantes. Em geral, o alecrim é:
- Anti-séptico
- Diurético
- Vasodilatador
- Antidepressivo natural
Dessa maneira, o chá de alecrim ajuda também a eliminar a retenção de líquidos. Em relação ao uso externo, algumas pessoas passam o chá no cabelo para melhorar a saúde dos fios. Devido as suas propriedades antibacterianas, a infusão (quando aplicada de forma tópica) contribui também para reduzir a caspa.
No geral, recomenda-se a ingestão de no máximo quatro xícaras de chá por dia. Porém, vale consultar um profissional da saúde para saber quais são as suas necessidades nutricionais.
O chá de alecrim, por exemplo, se consumido em grandes quantidades, pode gerar distúrbios intestinais e contrações uterinas. Por fim, além do alecrim em erva, ele pode ser consumido no formato de óleo essencial, na aromaterapia.
Contudo, lembre-se que os chás são terapias complementares. Portanto, o ideal é consultar sempre um médico ou terapeuta de confiança.
Como fazer chá de alecrim?

A maneira mais indicada de fazer o chá de alecrim é por meio da infusão. Ou seja, o método consiste em ferver a água e logo em seguida adicionar a erva, deixando-a ferver por alguns minutos. Confira a quantidade ideal para preparar o seu chá em casa!
Ingredientes:
- 3 a 4g de folhas secas de alecrim;
- 250 ml de água em ponto de fervura.
Passo a passo: Primeiramente, coloque a água para ferver numa leiteira. Na sequência, adicione o alecrim e tampe. Deixe a mistura no fogo entre cinco a 10 minutos. Por fim, coe o preparo e logo depois, o chá estará pronto para consumo.
Receita de chá de alecrim com maçã
A maçã é uma fruta muito consumida, e não é à toa. Além de ser fácil de encontrar, entre seus benefícios está diminuir o colesterol ruim e melhorar na digestão. Logo, vale experimentar essa combinação saudável e gostosa de chá de alecrim com maçã.
Ingredientes:
- 1/2 colher (sopa) de alecrim seco ou um raminho pequeno de alecrim fresco;
- 1 maçã;
- 300ml de água.
Passo a passo: em primeiro lugar, lave a maçã. Depois disso, retire as sementes e corte a fruta em cubos. Na sequência, lave o ramo de alecrim, ou pule esse passo se você estiver usando o alecrim seco. Em seguida, coloque a maça e a água no fogo e deixe ferver. Após, adicione o alecrim, abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe em infusão por cinco minutos. Então, basta coar e seu chá estará pronto para consumo.

Chá de alecrim com limão
O limão potencializa o efeito do alecrim, devido a sua ação adstringente. Já em relação ao paladar, o azedinho da fruta deixa o preparo mais alegre e interessante.
Caso você não consiga tomar chá sem açúcar, que tal adoçar a mistura com mel? O produto possui ação antimicrobiana, antioxidante e prebiótica. Ou seja, ele estimula a atividade de micro-organismos bons para o intestino.
Ingredientes:
- 200 ml de água
- 1 colher (chá) de erva seca de alecrim
- 1/4 de limão
Passo a passo: Em primeiro lugar, esquente a água. Antes de ferver, coloque a erva e deixe por cinco minutos. Logo após, coe o preparo. Por fim, esprema o limão e beba.
Infusão de alecrim com cravo
Esse chá é uma combinação poderosa! A infusão colabora com o aumento do fluxo sanguíneo, além de estimular o cérebro e a memória.
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de folhas de alecrim frescas ou 1/2 colher (sopa) de folhas de alecrim secas
- 3 cravos da índia
- 200 ml de água
Passo a passo: primeiramente, ferva a água com o alecrim e o cravo. Assim que ferver, desligue o fogo e deixe em infusão por cinco minutos.
Fontes: Tua Saúde, Ecycle, Dicas Verde, Fazendo em Casa.