Como cozinhar para veganos: aprenda 5 receitas fáceis e deliciosas para receber os amigos

Seu convidado é vegano e você não sabe o que servir? Não se preocupe. A nutricionista funcional Adriana Stavro dá dicas simples e deliciosas de como cozinhar para veganos em casa.

0 166

Sempre que um vegano ou vegetariano começa a fazer parte do nosso círculo social, surgem várias inseguranças de como cozinhar para veganos, o que pode e o que não pode ter no cardápio e outras tantas dúvidas sobre esse estilo de vida.

Como resultado, ambos passam por situações desconfortáveis, tanto os veganos, por se sentirem muitas vezes excluídos da mesa, quanto os não-veganos por medo de darem uma bola fora.

Mas o vegetarianismo não é esse monstro de sete cabeças não! Embora tenha algumas restrições, a dieta vegetariana é aquela que exclui as carnes do menu. Porém, dependendo da dieta adotada, também podem-se excluir ovos e derivados do leite do cardápio.

Sendo assim, vamos explicar melhor as terminologias para cada tipo de dieta, já que estas variam conforme a inclusão e exclusão de alimentos derivados de animais.

 

Vegetarianismo: subcategorias e denominações

Para que você possa cozinhar para veganos, é crucial que você saiba sobre os tipos de vegetarianismos existentes, suas nomenclaturas e restrições.

Primeiramente, existe a dieta Ovo-lacto-vegetariana, adotada por pessoas que não comem carne mas comem derivados de animais, como leite, ovos e mel.

Depois,  há a dieta ovo-vegetariana, que exclui carnes e leites, mas não ovos. Em seguida, podemos falar da lacto-vegetariana, que inclui leite e seus derivados, mas exclui ovos e carne.

Por fim, chegamos a vegetariana estrita, comumente confundida com o veganismo, ela não inclui nenhum alimento de origem animal. Dessa forma, é válido frisar que o veganismo não se detém apenas na alimentação.

Segundo a Vegan Society, o veganismo é “um modo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais para fins de alimentação, vestuário ou qualquer outro propósito”

Para um melhor entendimento, a Nutricionista Funcional, Adriana Stavro, fez esse infográfico com as dietas vegetarianas e com o pode e o que não pode usar na hora de cozinhar. Confira a seguir!

Como Cozinhar para veganos
Imagem: Reprodução / Nutricionista Adriana Stravo

 

Embora as terminologias pareçam confusas no início, você vai ver que na prática tudo se simplifica e, logo você vai poder cozinhar para veganos sem medo! Aliás, a maioria dos alimentos veganos são as comidas do nosso dia-a-dia.

O quê cozinhar para veganos?

Agora você que já viu que a alimentação vegetariana não é complicada, chegou a hora de por a mão na massa e cozinhar! Mas se você ainda não tem ideia do que fazer, não se preocupe!

Com a ajuda da nutricionista Adriana, nós fizemos um guia para você aprender como cozinhar para veganos com receitas práticas, fáceis, nutritivas e saborosas. Confere só!

Bruschetta

Vegan food: bruschetta
Imagem: Reprodução / Pexels

Com origem italiana, a bruschetta é uma ótima opção para cozinhar para veganos. A base dessa refeição é feita com pão tostado, a bruschetta é um daquele preparos simples, mas deliciosos. Para fazê-la basta temperar pãezinhos com azeite, sal, manjericão, tomates picados e alho.

Depois, é só levar ao forno até dar o pão ficar douradinho e o tomate levemente assado.  Essa opção pode ser servida no café da manhã, como entrada e também como petiscos, acompanhados de um drinque, que por sinal, em sua maioria são veganos!

 

Hommus

Comidas veganas: homus
Imagem: Reprodução / Pexels

O hommus é uma pastinha árabe muito saborosa, feita com grão de bico cozido, sal, óleo, tahine (pasta de gergelim), alho e um toque de limão.

Com esses ingredientes, misture tudo no multiprocessador até ficar um creme aveludado e sirva aos seus convidados. Como ele é um aperitivo, uma dica é comer com pão sírio ou palitinhos de cenoura. Também fica uma delícia se sobre fatias de berinjela assada.

 

Sopas

Comida Vegana: sopa
Imagem: Reprodução / Pexels

As sopas trazem uma variedade de sabores e possibilidades ao cozinhar para veganos. As mais clássicas são a sopa de abóbora, o caldo verde, a sopa de lentilha, o creme de ervilha e a sopa de tomates. Servidas com croutons são uma ótima pedida para dias frios!

 

Sorvete

Comida vegana: sorvete
Imagem: Reprodução / Pexels

Você deve estar pensando: mas sorvete não vai leite? Vai sim, mas você sabia que existem vários leites vegetais? Com eles, se podem fazer diversas receitas como o sorvete vegano.

De fato, uma sobremesa e tanto! Para essa receita, você vai precisar bater de 1Lt de leite vegetal + a algumas unidades da fruta da sua preferência, bater no liquidificador e congelar.

Outro jeito de fazer o sorvete vegano é usar a banana como base (em média 10 bananas maduras), bater com morangos e 50ml de àgua no liquidificador e congelar, fica super cremoso!

Tofu

Como cozinhar para veganos tofu
Imagem: Reprodução / Pexels

O tofu é aposta certeira de prato para servir para veganos e vegetarianos pois eles adoram! E o melhor de tudo é que super prático de fazer!

Aqui vão duas opções de pratos com tofu: grelhado ou mexido. Para o grelhado, corte em cubos, deixe escorrer o líquido, tempere com shoyo, óleo vegetal e especiarias e coloque assar na grelha. Sirva com um mix de saladas!

Já para o tofu mexido, esfarele o queijo vegetal e tempere com cúrcuma e sal. É ótimo para colocar em torradinhas ou no sanduíche!

 

Bom apetite!

 

Fonte: Adriana Stavro Adriana é Nutricionista Funcional e Fitoterapeuta Especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein,

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes