No poo: conheça a técnica queridinha das cacheadas e os ingredientes proibidos

A valorização do óleo natural do cabelo e o distanciamento dos químicos agressivos é a filosofia por trás do No Poo. Entenda porque ela funciona e aprenda a colocá-la em prática. No final, você confere a lista de ingredientes proibidos para as adeptas do No Poo.

3 190

O no poo é a técnica que valoriza o óleo natural dos cabelos, responsável por hidratar e nutrir os fios.

Apesar dos shampoos tradicionais pregarem a limpeza total, os defensores do no poo argumentam que essa neura com a faxina capilar deixa os fios secos e sem vida, principalmente os cacheados e os crespos.

O clube das encaracoladas sofre mais da desidratação porque a estrutura dos fios crespos e cacheados dificulta que o óleo natural do cabelo chegue as pontas. Então, se organicamente esse processo já é mais complicado, quando o shampoo retira parte desses nutrientes, a hidratação fica ainda mais defasada.

Além disso, os shampoos tradicionais possuem agentes de limpeza agressivos, como os sulfatos. Essas substâncias são responsáveis por alterar o pH da fibra capilar, deixando-a ressecada e frágil.

 

No poo para cabelos enrolados
Imagem: Laulanne Cecilia (Reprodução / Instagram)

 

Desmistificando No Poo

 

O no poo, em poucas palavras, é o processo de limpeza sem shampoo. Além disso, é necessário cortar os cremes hidratantes e os condicionadores que possuem agentes de limpeza agressivos.

Primeiramente, você pode optar por linhas capilares que já são específicas para no poo. Entretanto, no momento da compra online, vale voltar a esta página e dar um ctrl + F para verificar se os termos na embalagem do produto realmente não estão nesta lista. Desta forma, você se resguarda de que está seguindo o tratamento correto.

Outra opção de cuidado é seguir linhas menos industrializadas de tratamento capilar, como máscaras naturais para cabelo e produtos de higienização derivados da aromaterapia.

No poo dicas de como fazer
Imagem: Zendaya (Reprodução / Instagram)

Como fazer o no poo?

Como o no poo é a ausência do shampoo, você precisará fazer algumas adaptações na sua rotina para adotar a técninca.

Primeiramente, entre as opções de produtos naturais para substituir o shampoo estão a limpeza por meio dos chás e argilas, como por exemplo a argila Rhassoul.

Em segundo lugar, há também a possibilidade de adotar o co wash. A técninca consiste em usar condicionadores de caráter limpante, para lavar a raiz do cabelo.

A remoção das impurezas ocorre por meio do atrito entre os dedos e a cabeça. Portanto, muito carinho na hora de esfregar o couro cabeludo!

 

Passo a passo para fazer o co wash:

  • Em primeiro lugar, molhe o cabelo.
  • Na sequência, passe o condicionador limpante na pontas dos dedos e o utilize para massagear o couro cabeludo. O atrito da massagem será o responsável por remover as impurezas da raiz. Você pode começar o movimento pelas têmporas e ir caminhando com os dedos até a nuca.
  • Em terceiro, enxágue todo o couro cabeludo para remover o creme.
  • Por fim, aplique um condicionador hidratante no resto do cabelo e massageie mecha a mecha.

No Poo co wash
Imagem: Janet Amrani (Reprodução / Instagram)

 

 

Diferença entre o no poo e o low poo

 

A diferença entre o no poo e o low poo é que o primeiro não permite a utilização de ingredientes limpantes -sulfatos, surfactantes, etc- enquanto o segundo libera a utilização de agentes de limpeza leves.

Dessa forma, você pode enxergar o low poo como a transição entre a sua rotina atual e o no poo. Em outras palavras, você pode começar trocando os seus produtos cosméticos para shampoos e condicionadores low poo. Se o seu cabelo se adaptar bem, dê mais um passo e vá para o no poo.

Além disso, a estrutura do cabelo também conta na decisão. Fios mais grossos e cacheados se adaptam melhor ao no poo. Já madeixas mais lisas e finas tendem a ficar bem oleosas no começo. Nesses casos, talvez seja melhor ficar na técninca do low poo, que garante uma limpeza profunda, respeitando o óleo do fio.

Em conclusão, vale mencionar que alisadas de salão e mulheres que pintam o cabelo podem também fazer o no poo. O único detalhe é em relação a tinta. Na hora de escolher a cor, preste atenção se a marca não faz uso de alguma substância proibida pela lista mencionada acima.

 

ingredientes liberados para no poo
Imagem: Fresh Lenghts (Reprodução / Instagram)

 

 

Lista de ingredientes proibidos pelo no poo

 

Petrolatos (petrolatum)

Óleo Mineral (mineral oil), Parafina Líquida (parafinum liquid), Isoparaffin, C13-14 Isoparaffin, C13-14 Isoparaffin, C12-20 Isoparaffin, Vaselina (vaselin), Isododecene (Isododecane), Alcano (Alkane), Dodecano (Dodecane) e Dodeceno (Dodecene).

 

Sulfatos

Sodium Laureth Sulfate, Sodium Lauryl Ether Sulfate, Sodium Myreth Sulfate, Sodium Lauryl Sulfate, Sodium Coco Sulfate, Sodium Trideceth Sulfate, Ammonium Lauryl Sulfate, Ammonium Laureth Sulfate, Ammonium Lauryl Ether Sulfate, Sodium C14-16 Olefin Sulfonate, TEA Lauryl Sulfate, TEA-dodecylbenzenesufonate, Sodium Alkybenzene Sulfonate, Ammonium Xylenesulfonate, Sodium Xylenesulfonate, Sodium Trideceth Sulfate, Tridecyl polyoxyethylene sodium sulfate, Sodium Tridecyl Sulfate ETHER Ethanol, Sodium Tridecyl TRI (oxyethyl), Sodium Sulfate Coconut, Lauryl sulfate, Ammonium laureth, TEA dodecylbenzenesulfonate, Alkylbenzene Sulphonate, Ammonium Xylenesulfonate e Sodium Sylenesulfonate.

 

Surfactantes Leves

 

Sodium Cocyl Isethionate, Sodium Lauryl Sulfoacetate, Sodium Cocoyl Glycinate, Sodium Lauryl Glucose Carboxylate, Sodium Socoyl (ou Lauryl/Lauroyl) Sarcosinate, Ethyl PEG-15 Cocamine Sulfate, Dioctyl Sodium Sulfosuccinate, Decyl Glucoside Poly Carboxylate, Sodium methyl 2- sulfolaurate, Methyl Cocoyl, Lauryl Taurate, Pluronic e Tetronic surfactantes, Poliglucosídeos / Polyglucosides, Sodium Lauryl Sulfoacetate, Disodium Laureth Sulfoccinate, Sodium Lauroyl Sarcosinate, Distearoylethyl Hydroxyethylmonium Methosulfate, Cocobetaine/Cocoamidopropyl Betaine, Cocabetaine e cocoamphopropionate.

 

Silicones insolúveis

Amodimethicone, Cetearyl methicone, Cetyl Dimethicone, Cyclomethicone, Cyclopentasiloxane, Dimethicone Crosspolymer, Vinyl Dimethicone, Vinyl Dimethicone Crosspolymer, Dimethicone, Methicone Silsesquioxane Crosspolymer, Crosspolymer Dimethiconol, Stearyl Dimethicone, Trimethylsilylamodimethicone, Simethicone, Polydimethylsiloxane, Methicone, Phenyl Trimethicone, Dimethylpolysiloxane, Bis-Aminopropyl Dimethicone, Dimethiconol, Behenoxy Dimethicone, Stearoxy Dimethicone e propoxytetramethyl piperidinyl dimethicone (PTMPD).

Parabenos

Os parabenos são substâncias utilizadas para conservar os cosméticos. Você normalmente identifica a presença do químico pelos nomes methyl-, ethyl-, propyl-, and/or butylparaben.

Por ser solúvel em água, o ingrediente sai com facilidade do fio e por isso, não se acumula. Portanto, ele é uma substância liberada para os cuidados do cabelo com no poo. Apesar disso, muitas adeptas preferem uma limpeza mais natural e, portanto, evitam o ingrediente. Fica a seu critério!

 

 

Fonte: Meu Cabelo Natural, Derma Club, Drogaria Faz Farma.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes