Massagem facial: exercícios para acordar os músculos da face

Confira como dar “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite” para os músculos adormecidos da sua face! Afinal, pele bonita é pele viva!

0 315

Alguns hábitos parecem muito óbvios ao indivíduo do século XXI, como por exemplo escovar os dentes ou pentear o cabelo. Entretanto, alguns outros são quase um parto para serem incorporados na rotina. A massagem facial é um desses casos.

Muitas pessoas começam e desistem porque não viram as mudanças na pele. Outras, por sua vez, realizam a automassagem, mas em intervalos de tempo muito espaçados. Fato que dificulta a obtenção de resultados.

Dessa maneira, é importante introduzir o assunto mencionando que a massagem facial é um cuidado diário. Logo, tenha em mente que é melhor fazê-la cinco minutos todo dia, do que por uma hora, só que uma vez ao mês.

 

massagem facial
Imagem: Reprodução / Instagram

 

 

Além disso, a massagem facial não tem regras fixas. Ou seja, dá para combinar técnicas distintas e utilizar acessórios e pedras diferentes. Dá também para praticá-la em momentos distintos do dia, como na hora de acordar, antes de dormir ou até no banho. Por que não?

Ademais, escolha um óleo ou um creme facial que deslize bem pela pele, visto que é isso que vai ajudar os dedos a correrem pela face de maneira agradável. Outro detalhe é o cheiro. Opte por um aroma leve para evitar dores de cabeça.

 

O que é massagem facial?

A massagem facial é um conjunto de técnicas para estimular a pele do rosto. Ou seja, a partir do hábito da automassagem, você renova a pele, promove um “up” nas regiões mais caidinhas e até suaviza linhas faciais. Como por exemplo, as rugas.

Além dos dedos, hoje em dia existem instrumentos para potencializar os efeitos da massagem facial. Pedras como o quartzo-rosa e a jade são populares pelas vantagens extras que trazem para a rotina de beleza. Por exemplo, a jade purifica a pele e promove a regeneração celular.

 

Gua Sha
Imagem: Laís (Reprodução / Instagram)

Benefícios da massagem facial

A massagem facial possui benefícios físicos e psicológicos.

Inicialmente, o efeito mais perceptível é o físico. O hábito da automassagem diminui o inchaço, reduz o efeito da gravidade (ou seja, promove o lifting na pele) e molda as linhas faciais. Assim, de acordo com os estímulos que são aplicador na região, é possível afinar ou delinear determinadas áreas. Como por exemplo, marcar mais o maxilar com a técnica Gua Sha.

Em segundo plano, existem os efeitos psicológicos, uma vez que a massagem facial é uma rotina de autocuidado. Portanto, conforme o hábito de se cuidar é incorporado, é perceptível como as pessoas se sentem mais confiantes e carinhosas consigo mesmas.

 

 

Tipos de massagem facial

Existem diversas técnincas consolidadas de automassagem. Para saber qual se adequa mais ao seu estilo de vida, é importante considerar o investimento e o tipo de pele.

Além disso, vale refletir sobre o que te traz mais conforto e relaxamento. Já que a massagem facial pode ser um momento de meditação ou de pausa na rotina.

 

Massagem com Gua Sha

A automassagem com Gua Sha é uma técnica chinesa que promove a circulação e o fluxo linfático do rosto. Para realizá-la, existe uma pedra em formato de meia lua, que é utilizada para performar os movimentos na face.

Entre os tipos de pedra mais recomendados estão o quartzo-rosa e a jade. Segundo a medicina chinesa, esses minérios são associados a energia curadora. Além disso, atenção ao fabricante do produto, evite materiais com muita resina.

Para realizar a massagem facial com Gua Sha, divida o rosto ao meio e leve a pedra do centro para as pontas. Ao fazer isso, pressione o centro com três dedos e deslize a ferramenta para os lados.

Já no pescoço e na testa, por outro lado, faça movimentos verticais. Sempre de baixo para cima.

Por último, a automassagem com Gua Sha não é recomendada para grávidas, pois ele atua em pontos de acupressão. O que, em casos raros, pode estimular contrações uterinas. Portanto, mães em pré-natal só devem fazer a técninca com profissionais.

Além disso, evite-a se você possui rosácea. E também, não a faça durante a menstrução. A segunda circunstância é porque esse tipo de massagem facial pode aumentar o fluxo de sangue.

 

Massagem facial com Gua Sha
Imagem: Perth Skin Clinic (Reprodução / Instagram)

 

Massagem facial com rolo de quartzo-rosa ou rolo de jade

A massagem facial com rolo de pedra ajuda na circulação, colabora na definição do contorno do rosto e facilita na absorção dos cremes da rotina de skincare.

Para utilizar o rolinho em casa, comece no centro do rosto e faça movimentos de dentro para fora. Tanto a pedra do Gua Sha, quanto os rolinhos, podem ir a geladeira. Quando resfriados esses instrumentos coloboram para desinchar a face. Porém, tome cuidado com o tempo, evite deixar o produto o dia inteiro no refrigerador.

Na hora de escolher entre a jade ou o quartzo-rosa, tenha em mente que a primeira é indicada para reduzir inchaço e olheiras. Além de aliviar a acne e a oleosidade. A segunda, por sua vez, é recomendada para peles com aparência seca, opaca ou sem brilho.

 

Massagem facial com rolo de jade
Imagem: Beauty Love CL (Reprodução / Instagram)

Drenagem e lifting facial caseiro

A drenagem desincha a face e o lifting dá um “up” na pele. Por isso, eles são uma ótima forma de se sentir mais jovem. Além de ajudar a definir algumas áreas do rosto,  como o maxilar.

Passo a passo: drenagem facial

Na primeira parte do vídeo, a beauty artist Carla Biriba ensina alguns movimentos de massagem facial. O primeio é no pescoço, levando as mãos do centro, até a orelha. Na altura do brinco.

Depois, encaixe o polegar embaixo do queixo e arraste até a altura da orelha. Em seguida, com os dedos em formato de garra, faça o mesmo movimento de dentro pra fora no maxilar e no ossinho da bochecha.

 

Então, na segunda parte do vídeo, Carla dá sequência à massagem facial, levando as mãos para a região da testa.

Para replicar o movimento em casa, posicione o dedo indicador e do meio na testa, fazendo com eles o número dois. Em seguida, deslize-os sobre a área, em movimentos de vai e vem.

Após, com os dedos indicadores, afine o ossinho do nariz, realizando movimentos de baixo para cima. Então, vá para a boca e pressione os lábios com os dedos em formato de número dois. Puxe a região de dentro para fora.

Em seguida, é a vez dos olhos. Faça movimento circulares de dentro para fora, da região das olheiras até as sobrancelhas. E depois, para massagear as sobrancelhas, puxe-as com os dedinhos no local onde elas são mais arqueadas.

Por fim, divida o rosto ao meio e arraste a palma da mão, do nariz até as orelhas, puxando a face toda. Depois, empurre as mãos para cima, para dar um “up” nas bochechas. E, por fim, dê umas batidinhas sobre o rosto todo para acordar a pele.

Todos esses movimentos funcionam em repetição. Faça quantas vezes o seu tempo permitir.

 

 

Yoga Facial

Yoga facial são atividades para acordar e exercitar os músculos. Logo, a massagem que a Carla Biriba ensinou, por exemplo, pode ser considerada Yoga Facial.

Confira um exemplo desse tipo de atividade no vídeo logo abaixo. Nele, a instrutora de Yoga Facial, Koko Hayashi, ensina um exercício para afinar as bochechas. O movimento consiste em fazer um biquinho de peixe e segurar por 10 segundos. Muito simples, né?

 

View this post on Instagram

#duet me on @tiktok KokoFaceYoga 😆

A post shared by KOKO FACE YOGA (@kokohayashi) on

 

 

 

Fontes: Huff Post, Pajaris. 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes