Máscara de argila: o guia definitivo para a sua rotina de beleza natural

A terra disponibiliza um arco-íris de máscaras de argila para auxiliar no tratamento para a pele. Conheça as colorações, funções e benefícios!

0 266

A máscara de argila é a  queridinha para tratamentos de embelezamento e cuidados com a pele! Descubra tudo sobre esse tratamento natural:

Para que serve a máscara de Argila?

De modo geral, a máscara de argila em suas diferentes colorações servem para uma infinidade de benefícios. Entre eles:

  • aumento da oxigenação da pele;
  • eliminação dos restos metabólicos;
  • a aceleração da produção de colágeno e elastina,;
  • redução da oleosidade;
  • também auxilia na purificação e hidratação da pele;
  • atua na reconstrução dos tecidos, reprodução celular e muito mais!
Máscara de Argila Branca
Imagem: Reprodução/ Pexels

Tipos de Máscara de Argila

Existem uma infinidade de máscaras de argila e colorações com efeito potencializador para cada tipo de pele! Confira as diferentes colorações e seus benefícios!

 

Argila Amarela

Máscara de Argila Amarela
Imagem: Reprodução / Pexels

Em primeiro lugar, uma máscara de argila perfeita para iluminar. Rica em minerais, a argila amarela tem ação tensora, rejuvenescedora, desintoxicante e reparadora. Conhecida como “lama dourada” , ela é indicada para peles secas e maduras.

Todavia, pessoas mais novas também podem usá-la, pois ela é uma boa alternativa para o tratamento da acne, uma vez que possui propriedade hemostática que regenera tecido e combate sangramento.

Máscara de argila Branca

Mascara de Argila Branca
Imagem: Reprodução / Pexels

Considerada a melhor amiga de quem sofre com manchas na pele, a argila branca tem ação clareadora. Por isso, ela pode ser utilizada como um complemento em tratamentos para melasma.

Além disso, ela é também uma ótima opção para tratamentos de acne, pois possui propriedades suavizantes e cicatrizantes que ajudam no controle da oleosidade. E o melhor! Ela é indicada para todos os tipos de pele, até mesmo para as mais sensíveis.

Argila Cinza

Em terceiro lugar, um ingrediente versátil. Para quem tem mais que um problema de pele para tratar, a argila cinza traz consigo diversas possibilidades. Desde acnes, manchas e linhas de expressão, ela é um combo completo!

Rica em titânio e silício, a argila cinza auxilia na diminuição da oleosidade, cicatrização de espinhas e rejuvenescimento da pele. Indicada para todos os tipos de pele.

 

 

Argila Marrom

A argila marrom é um tipo raro de argila! Por isso, ela ativa a circulação sanguínea, revitaliza e equilibra a pele. Além disso, ela promove um efeito rejuvenescedor.

Também atua como desinfiltrante, antisséptico, adstringente e desintoxicante. Desse modo, é indicada para peles oleosas e acneicas.

 

 

Máscara de Argila Preta

Argila: lama negra
Imagem: Reprodução / Pexels

Também conhecida como “lama vulcânica”, a argila preta é uma das queridinhas no mundo das argilas! Com ação anti-inflamatória e antibacteriana, ela ajuda no tratamento da acne e de outras infecções da pele.

Por ser absorvente e desintoxicante, ela promove uma limpeza profunda dos poros, auxiliando na cicatrização de espinhas. Por isso, ela é perfeita para fazer aquele detox pós-festa, pós-viagem e principalmente, quanto faz tempo que você não cuida da pele.

Além disso, ela é capaz de estimular e otimizar a produção de colágeno da pele, promovendo um efeito de lifting natural temporário! Ainda ela tem ação restauradora, antiestresse e anti-artrósica! É indicada para pessoas com pele oleosa e que moram em grandes cidades ou distritos industriais onde existe muita poluição.

 

 

Argila Rosa

Se você tem a pele sensível ou possui algum tipo de alergia ou irritação na pele, a argila rosa é a mais indicada para sua situação! Ela é a mais leve e suave de todas as argilas! Possui ação suavizante e cicatrizante, acalmando as peles mais irritadas, suavizando rosáceas e manchas de acne.

Rica em em óxido de ferro, ela possui ação hidratante, revitalizante e tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons.

Ela também auxilia no combate de radicais livres e previne o envelhecimento e formação de rugas e linhas de expressão. Indicada para peles maduras, desidratadas, sensíveis, irritadas e com tendências alérgicas.

 

 

Argila Roxa

Assim como a argila rosa, a argila roxa tem o poder de acalmar vermelhidões na pele.  Ela age na hidratação e na síntese das fibras de colágeno, melhora o tônus muscular, a textura e a firmeza da pele.

Além disso, também ajuda a tonificar, nutrir e revitalizar a pele cansada, bem como prevenir o envelhecimento precoce.  Indicada para peles secas, maduras, sensíveis e flácidas.

Máscara de Argila Verde

"Máscara

Se parece que você ainda não saiu da puberdade e vive cheia de espinhas, a argila verde é a escolha! Com ação secativa, adstringente, tonificante e bactericida ela promete resultados arrebatadores!

Com alto poder de absorção de toxinas, ela também atua como um antioxidante, o que faz com que o aspecto da acne melhore já na primeira aplicação da máscara.

Outro fator que comprova sua eficácia é que ela limpa desobstrui os poros. Indicada para peles oleosas e acneicas.

 

 

Argila Vermelha

Rica em cobre e óxido de ferro, a argila vermelha tem potencial para ser a melhor amiga das peles maduras! Com ação rejuvenescedora, ajuda a reduzir rugas e linhas de expressão.

Ela também serve como hidratante e esfoliante e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.  Por isso, a argila vermelha pode ser uma ótima aliada tanto de pessoas mais velhas como das mais novas!

Por fim, outros fatores que fazem dessa uma máscara para se ter em todas as idades, é que auxilia no controle da oleosidade, na renovação das células e na elasticidade da pele! Indicada para peles secas e maduras.

 

 

Como Aplicar Máscaras de Argila em Casa

Máscara de Argila: Cuidados em casa
Imagem: Reprodução / Pexels

 

Já sabe qual coloração de argila é a mais indicada para sua pele? Agora você pode introduzir a máscara de argila em sua rotina de sink-care! Então se liga nesse passo-a-passo que a esteticista e cosmetóloga, Patrícia Bonometti, preparou de como fazer uma aplicação perfeita em casa:

  • Primeiro, prenda os cabelos e utilize uma faixa para que os fios não caiam em seu rosto.
  • Depois, higienize sua pele com sabonete específico para seu tipo de pele;
  • Em seguida, esfolie levemente e retire com água corrente o esfoliante;
  • Após a higienização e esfoliação, prepare a máscara, misturando uma colher de argila da coloração escolhida com água filtrada ou soro fisiológico
  • até formar uma pasta homogênea;
  • Com um pincel aplicador de máscara facial, aplique a máscara no rosto e deixe descansar por mais ou menos 10 minutos;
  • Retire com água em temperatura ambiente;
  • Por fim, tonifique e hidrate sua pele.

A esteticista orienta não deixar a máscara secar no rosto, pois ela pode desidratar a pele e causar irritações. “Eu coloquei no passo-a-passo uma média de 10 minutos para ação da máscara, mas o tempo é relativo e varia muito de acordo com as condições de cada pele. Por isso, o indicado é tirar quando ela estiver quase seca para evitar agressões a pele”.

 

Dê preferência às máscaras de Argila Orgânicas

Patrícia também frisa a importância de dar preferência as argilas orgânica, esterilizadas de boa procedência e certificadas. “Na maioria das vezes, olhamos para o valor do produto e não para sua composição, o que pode nos deixar expostos a riscos de contaminar a nossa pele com metais pesados, pois não sabemos de onde essa argila foi extraída”.

Outra dica da profissional é que se a skincare for realizada durante o dia, é crucial passar filtro solar na finalização. Assim evitamos manchas e protegemos nossa pele da exposição ao sol.

 

Como Potencializar a Máscara de Argila

Máscaras de argila: verde e amarela
Imagem: Reprodução / Pexels

 

Para conseguir um resultado mais prolongado e aproveitar a máscara por mais tempo, você pode borrifar um tônico facial no rosto com a máscara, evitando que ela seque rapidamente.

Assim, você poderá usufruir dos benefícios por um período mais prolongado! Mas não é recomendado ficar com a máscara por mais de 30 minutos. Cuide o relógio, mas lembre-se de nunca deixar a máscara secar completamente na pele.

Além disso, você pode turbinar a ação da máscara adicionando algumas gotas de óleos essenciais! Por exemplo, o óleo essencial de malaleuca é ótimo potencializador da máscara de argila verde.  Segundo a esteticista, a mistura é muito benéfica para peles acneicas, pois diminui os comedões e a oleosidade.

Outro modo de fortificar sua skincare é utilizar duas máscaras de argila ao mesmo tempo. Aquelas pessoas que tem a zonas do centro do rosto mais oleosas e mais ressecadas nas laterais, por exemplo, podem colocar uma máscara de argila verde na chamada “zona T”, formada pelas regiões da testa, nariz e queixo, e nas laterais uma máscara de argila rosa para hidratar e dar viço a pele.

Por fim, é válido ressaltar a importância de passar por uma avaliação com um profissional qualificado sobre seu tipo de pele e quais argilas e frequência de uso são mais indicados para seu tipo de pele.

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes