Low Poo: passo a passo e ingredientes permitidos na rotina capilar

Aprenda o que você precisa mudar na sua rotina para começar a fazer low poo nas madeixas. Além disso, descubra quais são os produtos permitidos e os proibidos.

0 231

O low poo é a técnica que ajuda a devolver o aspecto natural e hidratado dos cabelos a partir da utilização de produtos capilares com menos componentes agressivos. Dessa forma, shampoos com sulfatos e derivados de petróleo são excluídos da rotina de beleza, para que o cabelo recupere o seu brilho.

Apesar do low poo ser famoso entre as cacheadas, as lisas também podem realizá-lo, desde que não tenham cabelos muito oleosos. Nas madeixas com muita oleosidade, a lavagem com low poo não garantirá a limpeza apropriada do couro cabeludo.

Além disso, em casos de alergias capilares, consulte um dermatologista antes de fazer uso do low poo.

técnica low poo
Imagem: Reprodução / Instagram

 

 

Primeiro passo para o low poo: substituir os produtos

Primeiramente, o low poo começa com a substituição dos produtos. Separe os cremes, leave-in, shampoos e condicionadores da sua prateleira e comece a limpa.

Ingredientes proibidos no low poo

  • Sulfatos (Sulfate): agentes de lavagem detergentes, que abrem a cutícula para eliminar a sujeira, mas com isso, removem o óleo natural hidratante dos fios.
  • Silicones (Dimeticone, Dimeticonol, Feniltrimeticone, Amodimeticone): fazem uma barreira em volta do fio, dificultando a sua hidratação. Dessa maneira, o cabelo fica com aspecto de hidratado, porém, na verdade, ele está quebradiço.
  • Petrolatos (Dodequina, Alcano, Parafina, etc): além de criarem também uma barreira no fio, podem se acumular no cabelo.

ingredientes liberados low poo
Imagem: Reprodução / Instagram

 

 

Produtos para fazer low poo

Que tal abdicar um pouco do conforto da modernidade e produzir o seu próprio shampoo? Apesar de tomar tempo, fazer produtos de higiene em casa é uma maneira de garantir ingredientes de boa qualidade e personalizar a fórmula de acordo com o que funciona melhor pra você.

Shampoo natural para crescimento capilar

Ingredientes:

  • 83g de infusão de erva doce (feito com água deionizada)
  • 1g de goma xantana
  • 3g de glicerina vegetal
  • 10g de Decyl Glucoside
  • 1g de óleo vegetal de semente de uva
  • 0,5g de benzoato de sódio e sorbato de potássio
  • 3 gotas de oleoresina de Alecrim
  • ácido cítrico para regular o Ph

Modo de fazer: primeiramente, separe um recipiente de vidro e despeje a goma xantana. Em seguida, adicione a glicerina e mexa até virar um gel. Na sequência, coloque a infusão de erva doce aos poucos. Mexa durante o processo.

Após, separe outro recipiente de vidro e adicione o Decyl Glucoside e o óleo vegetal. Mexa devagar. Então, misture os dois preparos levemente e coloque o ácido cítrico para regular o Ph. Em seguida, acrescente o benzoato de sódio e o sorbato de potássio. E depois, adicione três gotas de oleoresina de Alecrim. 

Por fim, coloque, se quiser, os óleos essenciais de alecrim e cedro, e depois passe o shampoo para uma embalagem da sua preferência.

 

 

Produtos industrializados para low poo

Já se você preferir comprar fórmulas prontas, há também opções livres dos ingredientes proibidos pelo low poo. A linha de cachos da Lola Cosmetics, por exemplo, é uma delas, assim como os shampoos e condicionadores da Haskell e da Deva Curl.

low poo dicas
Imagem: Nara Aziza (Reprodução / Instagram)

 

Segundo passo: higienizar os pentes e escovas

 

Em segundo lugar, higienize escovas, pentes e grampos para remover os resquícios dos produtos capilares que ficaram ali. Nesse passo é importante fazer a limpeza com sulfato, já que a substância é intrínseca para retirar todos os resíduos dos acessórios.

Terceiro passo: última lavagem com sulfatos

Por fim, antes de começar o low poo, use um shapoo com sulfato para eliminar todas as partículas de petróleo e silicone que ficaram no cabelo. Se necessário, faça mais de uma lavagem com o agente limpante.

Então, seu cabelo está pronto para iniciar o low poo. Nos primeiros dias ele pode ficar com aspecto pesado e sem brilho, mas essa é somente a fase de adaptação, pois seus fios estarão sentindo falta dos silicione e petrolatos, que dão aquele efeito de capa brilhosa.

Entretanto, depois de uns dias, seu cabelo se adaptará ao novo processo. Com o tempo, você sentirá o efeito da hidratação do óleo natural por todo o cabelo.

Vale também mencionar que além do low poo, existe a técnica do no poo, que exclui todos os agentes limpantes industrializados da rotina de cuidados dos fios.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes